Maioria das mulheres abre empresa por necessidade

Maioria das mulheres abre empresa por necessidade

Pesquisa GEM 2015 aponta que a taxa feminina de empreendedorismo por necessidade é 12 pontos percentuais maior do que a dos homens

A necessidade de complementar a renda ou pagar as contas de casa tem levado as mulheres a escolherem o empreendedorismo como opção de vida. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil, a taxa feminina de empreendedorismo por necessidade é 12 pontos percentuais maior do que a dos homens. São 32% os empreendedores que abrem uma empresa por necessidade. Entre as empreendedoras, esse número salta para 54%. 

Apesar delas empreenderem mais por necessidade e elevarem a taxa geral desse tipo de empreendedorismo para 45%, as mulheres ainda não são a maioria entre o total de empreendedores brasileiros. Enquanto a taxa de empreendedorismo atingiu seu maior patamar em 2015 – 39,3% -, a proporção total de mulheres adultas envolvidas com o empreendedorismo é de 36,4%, enquanto que a dos homens é 42,4%. 

“As mulheres sempre empreenderam mais por necessidade do que os homens, mas, particularmente no ano passado, cresceu muito a proporção de mulheres que empreendem para ajudar no sustento da família. A crise promoveu, entre o público feminino, uma maior procura pelo empreendedorismo”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. 

A GEM também revela que as empreendedoras iniciais, aquelas envolvidas na criação de um negócio ou com empresa estabelecida há no máximo três anos e meio, concentram-se mais em atividades como restaurantes, serviços domésticos, cabeleireiros e comércio varejista de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. Já os homens com negócios em fase inicial se concentraram mais na construção, restaurantes, cabeleireiros, manutenção de veículos, obras de acabamento e móveis de madeira. 

Fonte: Sebrae

Para empreendedoras que almejam o sucesso e precisam de uma solução para administrar seus negócios

Podem contar com as soluções Atende Smart para gerenciar sua empresa com toda segurança da computação em nuvem.

Nossas soluções são feitas pensando em cada segmento para proporcionar aos nossos parceiros a melhor performance na hora que atender seus clientes. Além disso nossos parceiros podem controlar todo o processo da sua empresa como controle de estoque, vendas, compras, financeiro etc.

O sistema conta ainda com integrações com aplicativos de pedidos on-line, loja virtual e o sistema Mercado Livre. Conheça todas as nossas soluções acessando nossa página!

Depois agende uma visita com um de nossos representantes para saber maiores detalhes de como automatizar sua empresa.

(11) 2989-5006 / 3508-3100