Como aplicar a gestão integrada no varejo de moda

Como aplicar a gestão integrada no varejo de moda

Gerenciar todos os processos da empresa de maneira conjunta é um diferencial no varejo.

Você pode vender flores, velas, roupas, sapatos, móveis, carros, parafusos ou aviões, mas sempre dependerá de um coisa, independentemente do ramo de atividade, para que seu negócio prospere: gestão.

A gestão de processos e fatores de forma conjunta aproxima você e o seu negócio da otimização dos seus recursos e também das chances de sucesso. 

Não é por acaso que novas soluções de gestão são elaboradas. As práticas em administração apontam a gestão integrada como uma estratégia para o varejo de moda. E é sobre isso que falaremos agora.

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Gestão integrada

Primeiro precisamos compreender o conceito da gestão integrada. Vamos lá? Ela pode ser definida como um modo de associar processos e procedimentos gerenciais. E o que isso significa? Que as os aspectos importantes para o sucesso devem ser pensados de maneira articulada.

O que queremos dizer é que, não adianta saber gerenciar o estoque, mas não ter noções mínimas de estratégia de venda. Da mesma forma, não adianta ter produtos de alta qualidade se o seu atendimento ao cliente deixa a desejar. Parece simples, não? Mas, depois da teoria, sempre precisa vir a prática.

A gestão de processos e fatores de forma conjunta aproxima você e o seu negócio da otimização dos seus recursos e também das chances de sucesso.

Como aplicar o conceito no varejo de moda?

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Perguntas e respostas

É claro que não existe uma receita de bolo. Uma só maneira de fazer gestão integrada. Mas, existem algumas perguntas e respostas que podem auxiliá-lo:

1. Como comprar?
Quem trabalha com varejo de moda deve fazer o gerenciamento de estoque de acordo com suas metas de venda. Uma estratégia nesse sentido é o fast fashion. Este é o conceito de moda que dura pouco, onde você abastece a loja de novidades a cada nova semana ou até diariamente, trabalhando com um estoque pequeno e muita diversidade de modelos.

2. Como vender?
A resposta está no atendimento ao cliente. A divulgação é uma excelente estratégia de venda. E marcar presença nas redes sociais é uma ação indiscutível para quem quer posicionar a marca no mercado.

3. Como expor?
Sabendo expor. Isso quer dizer que o visual e o merchandising são muito importantes para a venda dos produtos do varejo de moda. A vitrine precisa estar bonita, os produtos devem criar uma boa composição nela. Se não chamar a atenção do cliente, não adianta para nada. Se informe sobre a técnica de venda do vitrinismo e também como melhorar o visual da sua loja.

4. Como promover?
Você não precisa esperar até o Natal ou o dia das mães para fazer ações promocionais incríveis. Basta utilizar a criatividade e criar seus próprios motivos para promover seus produtos, aumentar as vendas e agregar valor à sua marca.

Práticas de gestão

Agora nós vamos te mostrar mais um pouco das vantagens da prática de gestão integrada no varejo da moda. A partir delas, você terá condições de pensar e, principalmente, pôr em prática estratégias que vão dar um up no seu negócio.

Fortalecimento da imagem: você precisa alcançar a visão macro dos processos internos para conseguir minimizar os riscos e assim aumentar as potencialidades de seu negócio. É assim que você aumenta também a sua credibilidade e fortalece a sua marca.

Maior transparência nos processos internos: como a gestão integrada é essencial para a articulação das atividades, ela também permite mais transparência para os colaboradores sobre o funcionamento da empresa.

Integração dos objetivos da organização: os diversos setores podem articular as metas e os objetivos para executar o planejamento macro.



Avanços na produtividade e na competitividade: entender como as rotinas articulam-se possibilita a adoção de medidas que reduzem custos e tempo de produção.

Aceleração no cumprimento de metas: a articulação de todos esses processos favorece um planejamento mais preciso, facilitando o alcance das metas estabelecidas com mais rapidez.

Fortalecimento dos projetos de marketing e comunicação: ao ter melhor compreensão do posicionamento da empresa, é possível planejar a comunicação de forma mais direcionada para o público-alvo.

Você percebeu como uma ação leva a outra? E, assim, a sua estratégia vai se moldando e desenhando os próximos passos? Essa é a importância da gestão integrada. Quando você conseguir colocar em prática, se aproximará e até mesmo terá capacidade de superar a sua meta.

Fonte: Sebrae

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