O que é computação em nuvem?

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem (do inglês cloud computing) é um conceito que faz referência a uma tecnologia que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da internet, sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados – daí vem a alusão a “nuvem”.

Com isso, os serviços podem ser acessados de maneira remota, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

O conceito de computação em nuvem

Computação em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador. O armazenamento de dados é feito em serviços on-line, em uma rede. Dessa maneira, para realizarmos determinada tarefa, bastaria nos conectarmos ao serviço on-line, desfrutar suas ferramentas, salvar o trabalho e depois acessá-lo de qualquer outro lugar.

O que é computação em nuvem?

A partir de qualquer computador e em qualquer lugar, podemos acessar informações, arquivos e programas num sistema único. Com a computação em nuvem, os seus dados não estão salvos em um disco rígido do seu computador, mas sim disponíveis na web. O requisito mínimo deste conceito é um computador conectado à internet.

Dentre os principais fornecedores deste tipo de tecnologia estão a Microsoft, Salesforce, Slytap, HP, IBM, Google e Amazon. Um dos melhores exemplos de computação em nuvens é o Dropbox, um serviço de sincronização de arquivos. Com este mecanismo, você só precisa reservar um espaço do disco rígido, que será usado para a sincronia nas nuvens. Quando você copia ou move um arquivo neste espaço, ele será duplicado no servidor do aplicativo.

Outro exemplo desta tecnologia é o Google Docs, serviço em que você pode criar documentos e armazená-los on-line.

Vantagens e desvantagens

Dentre as muitas vantagens proporcionadas pela computação em nuvem está o fato de não precisarmos de uma máquina potente, já que todas as tarefas são executadas em servidores remotos. Outros benefícios são a agilidade e a praticidade: com a computação em nuvem, existe a possibilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar e por diferentes aparelhos, como laptops, PDAs e celulares, bastando para isto uma conexão com a internet. Este conceito permite o compartilhamento de recursos por um grande número de usuários e com serviços fáceis de usar.

No entanto, a computação em nuvem também possui as suas desvantagens. Uma delas diz respeito à segurança dos dados. Muitas pessoas desconfiam e não se sentem à vontade com informações importantes em um ambiente virtual, até porque os “hackers” podem invadir os serviços e roubar os dados. Para evitar este tipo de problema, as empresas fornecedoras da computação investem bastante em segurança e nos “antivírus em nuvem”.

Outro fator importante é ter uma conexão estável e rápida para aproveitar melhor a tecnologia, já que existe a necessidade de acessar servidores remotos.

Fonte: www.estudopratico.com.br

Soluções on-line para sua empresa

Agora que você já entendeu o que é computação em nuvem pode entrar em contato conosco para saber mais sobre as nossas soluções baseadas na computação em nuvem. São soluções para automação comercial e industrial que possibilita o gerenciamento dos seus negócios de forma segura, rápida e confiável com toda segurança que um sistema em nuvem oferece.

Nossas soluções são específicas para cada seguimento com integração com outros sistemas como o iFood e Mercado Livre, além de lojas virtuais para que você venda seus produtos on-line e ao mesmo tempo controle seus estoque, vendas, compras, financeiro e muito mais.

Acesse nosso site para saber mais sobre nossas soluções que vão do PDV ao ERP para ajudar no sucesso da sua empresa. Ou ligue para agendar uma visita com nossos representantes.

(11) 2989-5006 / 3508-3100