O que é ser empreendedor

O que é ser empreendedor

Empreendedor é aquele que…você sabe completar a frase? Conheça conceitos básicos do empreendedorismo por meio das visões de alguns autores.

Empreendedorismo é sinônimo de dinheiro no bolso? O ideal é que a resposta seja positiva. Mas, na prática, nem sempre é assim. Muita gente pensa que quem tem um negócio próprio, literalmente, nada no dinheiro – e toda pessoa que resolve e tem a coragem de empreender quer e merece, de fato, ter prosperidade.

No entanto, ser empreendedor não é, literalmente, ter esta garantia. Muito antes, ser empreendedor é ter a ousadia de colocar suas ideias em práticas. Quer entender melhor o que estamos tentando falar? Dê uma olhada, abaixo, no que alguns autores já convencionaram denominar de empreendedor. 

Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

Conceitos de empreendedorismo

O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico.

Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.

Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele considera como o empreendedor.

Em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Seguindo esse raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu suplemento Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.

Fonte: Sebrae Sebrae Nacional – 23/01/2019

Pretende realizar o sonho de ser um empreendedor?

Então você está no lugar certo!

Para que seus negócios funcionem corretamente e atendam a legislação é preciso que tenha em seu estabelecimento um sistema de gestão empresarial, emissor de nota fiscal, equipamentos adequados entre outros.

Do PDV ao ERP, a solução ideal para gerenciar a sua empresa!

Por esse motivo desenvolvemos as soluções ideais para que seu negócio se destaque e tenha sucesso! São soluções para os mais variados tipos de negócios como restaurante, lanchonete, food trucks, casas noturnas, bares, danceterias, indústrias, petshops, lojas, atacados, supermercados, franquias de todos os tipos e muito mais que você pode conferir em nosso site.

Com uma equipe de representantes altamente treinados que vão até você e avaliarão suas reais necessidades para oferecer apenas o que você precisa. Nossas soluções on-line dispõem de módulos que se adaptam as suas necessidades, assim você não precisa pagar por algo que nunca irá usar.

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de representantes por mensagem em nosso site ou telefone:

(11) 2989-5006 / 3508-3100