Quer montar um novo negócio?

Quer montar um novo negócio?

Quem quer montar uma empresa deve estar preparado para resolver os problemas do público e também investir em inovação.

O que é necessário para montar um negócio? Se chegou até aqui, você pode estar se fazendo essa pergunta. Afinal, você tem um dinheirinho guardado e muita disposição para fazer acontecer. O problema é que ainda não sabe muito bem em que segmento investir.

Tudo bem, nós estamos aqui para ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso. E lá vai a primeira dica: para alcançar a glória, é preciso estar disposto a aprender, já que todo negócio que prospera deve entender o que o público precisa, descobrir a sua dificuldade e apresentar uma solução que melhore a vida das pessoas.

Isso quer dizer que montar uma empresa de sucesso requer muita inovação– e coragem também! Afinal, estamos falando de criar soluções que ainda não existem e muitas vezes esbarrar na falta de investimento.

E então, está pronto para fazer algo diferente e que transforme a realidade? Separamos algumas tendências de mercado que envolvem uma boa oportunidade de crescimento.

Não esqueça que estamos na era digital, portanto, inovações acontecem constantemente e quem inova sempre tem mais chance de ter um negócio bem-sucedido.

Atendimento ao cliente

Falar em tempo real com o seu cliente é a tendência de atendimento. Hoje não existe mais barreira para se relacionar com alguém. Com as redes sociais e os aplicativos de bate-papo, tudo o que basta é enviar uma mensagem instantânea.

Quando se trata do relacionamento com o cliente, as empresa precisam estar preparadas para responder os contatos rapidamente. A clientela quer tirar dúvidas, fazer reclamações enviar sugestões e, sobretudo, resolver problemas o mais rápido possível.

Hoje em dia, existem ferramentas para realizar essa tarefa. São os bots, programas de computador que simulam uma pessoa na conversação. A sua startup pode investir na criação desses programas e oferecer o produto para empresas, é sucesso na certa.

Alimentação alternativa

Nunca se falou tanto em saúde e bem-estar. Por isso, tem-se buscado cada vez mais produtos naturais. E essa é uma ótima oportunidade para você, que quer montar um negócio no ramo de alimentação. O que vai fazer a diferença em 2019 é oferecer produtos e serviços customizados, buscando atender as necessidades (e restrições) alimentares do seu público consumidor.Assim, no segmento de alimentação alternativa, há algumas tendências em que investir, como os alimentos sem glúten e sem lactose. A procura por esse tipo de produto é tanta que em 2018 a maior taxa de crescimento entre os alimentos industrializados foi justamente a dos considerados saudáveis.

Outra aposta do setor são os orgânicos. Vivemos um momento de alerta contra os perigos do uso de agrotóxico e transgênicos na nossa alimentação. Por isso, quem oferecer produtos livres de veneno vai ser muito valorizado. Pesquisa da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário aponta que a produção orgânica nacional vem crescendo a cada ano, mas que a demanda ainda não está sendo suprida.

Food truck

No Brasil, o food truck já virou febre. É que muitos empresários viram nesses restaurantes sobre rodas uma chance de inovar no serviço de alimentação. As vantagens são o custo mais baixo que o de um estabelecimento físico e um contato mais próximo com o público.

No entanto, a moda pode ter deixado o mercado um pouco saturado. Mas é justamente aí que entra a sua criatividade para se dar bem nesse setor. Claro que uma boa análise de concorrência é indispensável, mas o mercado ainda tem espaço para quem sabe como inovar e está afinado com as necessidades dos clientes.

No seu novo food truck, você pode:

  • Criar um nicho turístico e oferecer comidas típicas da sua região.
  • Atender eventos festivos.
  • Inovar nas embalagens, para facilitar o manuseio da comida.
  • Atender um público com restrição alimentar, como os veganos e os celíacos.
  • Atender em um ponto fixo para fidelizar a clientela.

Serviços

Com a recuperação da economia brasileira e a inflação sob controle, além da estabilidade nas taxas de juros e câmbio, 2019 dá esperanças para quem quer empreender. É isso o que mostra o Relatório Negócios Promissores em 2019, elaborado pelo Sebrae.

Não se esqueça de planejar

A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.

Fonte: Sebrae Nacional – 13/09/2019 – adaptado