Tendências e dicas de inovação para panificadoras e confeitarias

Tendências e dicas de inovação para panificadoras e confeitarias

Novas práticas levam em consideração o uso racional dos recursos e as demandas dos clientes, que buscam produtos diversificados e saudáveis.

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Empresários do setor de panificação e confeitaria devem ficar atentos às novas exigências de mercado, para que possam atender às demandas dos clientes e se destacar pela qualidade dos produtos, característica que atrai e fideliza os consumidores.

O setor passou por uma série de transformações e evoluções. Novos maquinários, diversificação da oferta de produtos e implementação de formas mais eficientes de gestão são mudanças que tiveram impacto positivo.

Confira a seguir algumas tendências para você aperfeiçoar ainda mais o seu negócio.

Produtos

O pãozinho continua sendo o alimento mais procurado nas padarias, mas o mix de produtos se expandiu bastante em decorrência das novas rotinas alimentares.

Uma demanda crescente tem sido a de pães e bolos integrais, feitos com produtos mais saudáveis, com menor quantidade de sódio, açúcar e gorduras saturadas.

Então, uma boa prática é complementar os produtos tradicionais com essas novas receitas, a fim de atrair maior número de consumidores.

Essas ações simples são muito importantes para que o empresário destaque-se ante a concorrência e desponte no mercado.

Produtos especiais

Padarias e confeitarias devem oferecer, ainda, produtos adequados para quem precisa de dietas especiais, como pães e bolos sem glúten e sem lactose, sem açúcar para os diabéticos e sem gordura para atender os clientes em dieta de emagrecimento ou que precisam controlar o colesterol. É importante ressaltar que, para atender consumidores com intolerâncias ou alergias alimentares, é fundamental adotar uma série de cuidados específicos para eliminar qualquer risco de apresentar os ingredientes em questão.

Outra tendência que tem conquistado público crescente é a de refeições pré-prontas, que o cliente finaliza em casa, a exemplo de pizzas, sanduíches, massas e assados.

Além disso, o empresário pode oferecer produtos de forma fracionada, considerando as novas configurações familiares no Brasil, para atender as pequenas famílias e os clientes que moram sozinhos.

Embalagens

As embalagens também modificaram-se, principalmente para atender às exigências de conservação dos alimentos com higiene, garantindo a qualidade dos produtos.

A obrigatoriedade das datas de fabricação e do prazo de validade foi outra norma que trouxe mais segurança para os consumidores.

O design das embalagens precisa ser funcional e atrativo. Além disso, elas devem ser produzidas com materiais recicláveis e que não agridem o meio ambiente.

Processos e equipamentos

Ao longo das décadas, o tradicional forno a lenha foi gradativamente substituído por equipamentos a gás ou elétricos. Essa foi uma das principais mudanças no setor de panificação e confeitaria, mas não a única.

Os maquinários utilizados em todas as etapas de produção foram modernizados: balanças, batedeiras, liquidificadores, refrigeradores, estufas etc. Tudo isso para garantir a agilidade, segurança e qualidade nos processos.

Além disso, os novos equipamentos têm melhor eficiência energética, o que ajuda na redução de custos.

Os processos de gestão foram aperfeiçoados, com a adoção da produção em cadeia, o que favorece a organização do tempo e o controle dos produtos e do estoque.

Padronização e práticas sustentáveis

A padronização de produtos também é outro fator que apresenta impacto positivo, pois tem como resultado maior controle da produção, proporcionando a economia de insumos e de tempo.

As novas rotinas também levam em conta o rigoroso controle de qualidade, de higiene e de uso racional dos recursos, evitando o desperdício.

Por isso, é fundamental a adoção de práticas sustentáveis, com a economia de recursos hídricos, energéticos e das matérias-primas utilizadas.

Descarte de resíduos

Outro fator importante é o descarte dos resíduos, principalmente os que apresentam maior perecibilidade.

Os rejeitos orgânicos devem ser descartados em embalagens vedadas, evitando a proliferação de insetos e roedores.

A adoção de práticas de coleta seletiva também deve ser observada.

Design do ambiente

Outro ponto de grande mudança nas padarias e confeitarias foi o de design de loja.

Os espaços internos estão mais atrativos: as vitrines e balcões ganharam novos formatos e tornaram-se funcionais de tal maneira que o próprio cliente pode selecionar os alimentos desejados.

A boa experiência de consumo

Os clientes querem desfrutar de espaços bem iluminados, arejados e com boas condições de acomodação para fazer uma refeição ou tomar um café.

Os estabelecimentos que desejam se manter competitivos precisam se adequar a esse novo padrão, organizando os espaços internos de modo que o cliente possa encontrar os produtos de forma intuitiva, situando-o com sinalização adequada.

Fonte: Sebrae

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